Visualizações

sábado, 26 de julho de 2014

Antonio Ventura Lopes - ex-Major de Operações

Quem passou por Zau Évua a partir de mais ou menos metade da comissão, recorda-se certamente deste alentejano e sportinguista dos  sete costados - Major Ventura Lopes, hoje, Brigadeiro reformado.
Sabíamos que vivia, como sempre em Beja, das inúmeras cartas que todos os anos lhe enviamos, não obtivemos resposta - a morada que constava nos nossos ficheiros não estava correcta, mas as cartas também nunca vieram devolvidas. Em Beja soubemos que tinha sido operado. Estava em Lisboa.
Já em convalescença, fomos fazer-lhe uma visita. Claro que falamos e recordamos algumas passagens da nossa vida em Zau Évua e o facto de a sua ultima comissão, antes desta em Zau Évua,  ter sido na Guiné e o cuidado que, logo que chegou, ter com a segurança do nosso aquartelamento.
Chegou a Zau Évua para substituir o então Major Varino que acabada a sua comissão regressou ao "puto". Ficou até ao regresso do BCAC2877 e, depois por lá ficou. Regressou e ainda fez uma outra comissão e quando do 25 de Abril de 1974, estava pronto para fazer a sua quarta ou quinta  comissão por terras de África.
Foi com muito prazer que mantivemos uma longa conversa e na despedida ficou agendada uma nova visita, enquanto estiver aqui por Lisboa.
Com os seus 83 anos, desejamos-lhe que recupere a normalidade do seu dia a dia e que regresse ao Alentejo o mais rapidamente possível.

Sem comentários: