Visualizações

segunda-feira, 21 de julho de 2008

BCAC2877 - Angola - Chegada a 21/07/1969

Grafanil


Em 21 de Julho de 1969, Neil Armstrong pisou o solo lunar e fez história. Hoje, mais de trinta anos depois, a conquista do espaço continua a ser considerada como um dos feitos mais notáveis da Humanidade

No mesmo dia, após saída de Lisboa a bordo do Vera Cruz, chegou a Luanda o BCAC2877.
Ao colocar o pé em terra de Angola, era dado o sinal de partida para uma longa e penosa maratona de 2 anos consecutivos nas matas do Norte de Angola.
Que hoje, passados tantos anos, muitos já não se recordam dos feitos dos astronautas com a sua chegada ao satélite da Terra, trazemos o avivar de memória a todos os que nos visitarem de quanto nos pesa nos corações esta data histórica - a nossa chegada a Luanda.
O desembarque, a ida para o Grafanil em comboio, tal qual como na 2ª guerra, para um campo militar que servia de "campo de expedição" de todas quanto chegavam a Angola e por aí aguardavam uns dias até à sua saída para os aquartelamentos onde muitos chegavam e tambem muitos não regressavam.
Este avivar de memória não terá muito significado para a maioria dos nossos filhos, muito menos para os nossos netos.
As facilidades das "vidas actuais" não se compadecem com a nostalgia dos momentos dificeis que muitos dos seus familiares lutaram e passaram.
Para muitos de nós, são tambem já hoje, momentos que já passam a estar arredados dos pensamentos.
Duma ou de outra maneira, aqui fica uma menção aos factos, às datas, acima de todo à memória daqueles que foram e não voltaram.
Aos companheiros do BCAC2878 que connosco viajaram, aqui fica um forte abraço de muita amizade.
oria

Sem comentários: