Visualizações

sábado, 1 de dezembro de 2007

Ora bolas . . .


Hoje é sábado, mas podia ser um outro dia qualquer, daqueles que são da semana de segunda-feira a Domingo. Domingo dia de descanso por natureza. Descanso, tambem só para alguns.
Muitos, face às suas profissões, trabalham e descansam em dias diferentes da grande maioria.
Quando falamos de descanso, falamos do corpo e do espírito.
Passar assim um dia, descontraído, com a mente liberta de problemas, se tal tambem for possível, com o corpo descontraído e mesmo que se faça algum trabalho ou esforço fisico, que esse seja substancialmente diferente do outro que se efectua no dia a dia.
Hoje, porque é o primeiro dia do último mês do ano, ainda significa que é feriado nacional. Sim, porque ainda há feriados nacionais. Este feriado, tem muito a ver com guerras e cenas de "pancadaria", claro que á boa maneira do seu tempo.
Portugal tem sido um país com poucas cenas de pancadaria deste tipo, mas mesmo assim, algumas são dignas de uma pequena menção.
Claro que o o Senhor Dom Afonso Henriques não tivesse andado à "estalada" com a mãe e o suposto "padrasto", o dito Condado Portucalense teria certamente levado outro caminho e aquele não teria sido o primeiro rei deste rectangulo.
Como posteriormente em 1640, não tivesse acontecido nova cena de "pancadaria" com o envio para o outro lado da fronteira de Elvas dos hoje nossos irmãos espanhóis. Portugal seria talvez mais uma provincia autonómica da Espanha.
Politicas à parte, mas que o nível de vida do lá de lá, supera o nosso em qualidade e quantidade, é mesmo verdade.
Isto a proposito do feriado, mas acima de tudo porque, mesmo com feriados, sábados, Domingos ou dias santos, ninguem escreve uma linha que seja (salvo raras e recomendáveis excepções) para alimentar este nosso elo de ligação, a que lhe chamaram Blog.
Ora bolas . . .
Acabem com a preguiça, em especial a preguiça mental . . .

1 comentário:

Anónimo disse...

Neste ora bolas, apetece-me dizer, dá Deus nozes a quém não tem dentes,eu que sou práticamente analfabeto.tenho uma vontade enorme de ajudar a manter o blog até ao resto dos meus dias, outros com formação suprior conseguem ficar indiferentes a um assunto tão importante que passou nas nossas vidas, provavelmente não há tempo.Um abraço J.Silva.